SemacTur define locais para abrigar Movimentação, Ceta e CDCPN Notícias
23 de setembro de 2019

A secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, já definiu os espaços para realocação do programa Movimentação Cultural, da Ceta (Companhia Estável de Teatro de Piracicaba) e do CDCPN (Centro de Documentação, Cultura e Política Negra). O barracão 09 no Engenho Central, onde estavam alocados, foi parcialmente destruído por um incêndio na noite de ontem (22/09). Ainda não há laudo pericial conclusivo nem estimativa dos danos causados.

Materiais e figurinos da Ceta não atingidos pelo fogo

A Ceta ocupará uma sala no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, com ensaios na Sala 2. O figurino da companhia, que ficou intacto, será deslocado para o Losso Netto entre hoje e amanhã.

Já a direção do Movimentação e a direção do CDCPN poderão trabalhar em uma sala de reuniões preparada em um dos casarões do Engenho, onde são realizadas as ações do Turismo.

Ainda de acordo com Rosângela, do Movimentação foram perdidos materiais como linhas de tecelagem e crochê e materiais de escritório, que são armazenados ali para distribuição aos cinco centros comunitários. Os computadores, HDs e mobiliário da sala de reuniões do programa ficaram intactos. “Vamos aguardar o laudo do Corpo de Bombeiros, mas, ao que tudo indica, a estrutura do barracão está intacta”, observa Rosângela.

A diretoria do CDCPN também esclarece que, “apesar do incêndio, o acervo do Centro de Documentação sofreu perdas mínimas e nenhum material histórico e essencial foi perdido, uma vez que grande parte do mesmo, encontra-se digitalizado. Materiais originais e irrecuperáveis não foram afetados”, explica Agnaldo de Oliveira. As perdas serão catalogadas para providências de substituição e/ou recuperação.

Manutenção

O barracão 09 passa por manutenções periódicas que colaboram para a segurança do local. No momento, o alarme de incêndio foi acionado, colaborando para chegada do Corpo de Bombeiros e combate do fogo, com o uso da água do caminhão e o reservatório do Engenho Central. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB  está em dia e os extintores apresentam perfeito funcionamento.

Tags: CetaConepirEngenho CentralMovimentação Cultural

Voltar