Piracicaba realiza encontros públicos para discutir Plano Municipal de Cultura Notícias
14 de julho de 2019

A Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e o Conselho Municipal de Política Cultural (ComCult), promovem entre os dias 15 e 19 de julho, encontros públicos para discussão do Plano Municipal de Cultura. O objetivo é dar continuidade ao processo de elaboração do documento, que vai estabelecer um planejamento de políticas públicas para o setor cultural em um período de 10 anos – 2020/2030.

Durante os encontros, todos estão convidados a fazer propostas e sugestões que poderão ser incorporadas ao plano. Aqueles que não puderem participar presencialmente, também poderão contribuir por meio de consulta pública digital, disponível no site da prefeitura (www.piracicaba.sp.gov.br) entre os dias 16/7 e 04/8. A ferramenta, além de fornecer informações sobre o PMC, é um canal de comunicação para que mais pessoas colaborem.

No dia 15, o encontro que acontece a partir das 19h, no Centro Cultural Nhô Serra (Rua Antonio Ferraz de Arruda, 409, Parque 1º de Maio), será direcionado ao público das regiões centro, sul e leste.

Dia 16, terça-feira, será a vez dos segmentos: Cultura Negra, LGBT, Idoso, Mulher, Instituições Culturais e representantes das secretarias de Esportes, Lazer e Atividades Motoras – Selam; Defesa do Meio Ambiente – Sedema; Ação Cultural e Turismo – SemacTur; Assistência Social – Smads; Governo e Educação, no auditório do Museu Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, 641, Centro), às 19h.

Nos dias 17 e 18, a partir das 19h, também no Museu Prudente de Moraes, acontecem os encontros para o público das artes cênicas, artes visuais, audiovisuais e música (dia 17) e livro-literatura, tradições e cultura popular e patrimônio (dia 18).

Para finalizar, no dia 19, o encontro será territorial para as regiões rural, norte e oeste, no Centro Cultural Zazá (Rua Jacinto Roberto Penedo, 190, Mario Dedini), a partir das 19h.

Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural e Turismo explica que os encontros apresentarão a metodologia de trabalho e o diagnóstico cultural da cidade, além de abrir espaço para debates e proposições na área cultural. “A participação de toda comunidade, artistas e agentes culturais é de extrema relevância para colocar em pauta, questões específicas de cada segmento artístico e identidade cultural, do ponto de vista de gestores públicos, produtores ou público em geral”, afirma.

Plano Municipal de Cultura de Piracicaba

O PMC é um documento de planejamento para nortear a política cultural de Piracicaba pelos próximos dez anos. Vem sendo elaborado por empresa especializada, contratada via licitação com a contribuição da sociedade civil e poder público, a partir de demandas das Conferências Municipais da Cultura.

O plano possibilitará o aprimoramento da gestão cultural, adequação de infraestrutura, fruição cultural em sua diversidade, valorização do patrimônio cultural, entre outros.

Serviço – Encontros Públicos sobre o Plano Municipal de Cultura. De 15 a 19 de julho. Informações: (19) 3422-3069.