Cadastro Municipal de Cultura – FAQ

O que é o Cadastro Municipal de Cultura de Piracicaba?

É um cadastro desenvolvido para inventariar e mapear os(as) articuladores(as) e fazedores(as) de cultura do município, para melhor implementação de políticas públicas, bem como para contribuir com possíveis solicitações de editais e auxílios externos que venham a exigir a inscrição do artista/grupo/entidade na SemacTur ou no ComCult.

Quem pode se cadastrar?

Artistas, técnicos(as), agentes culturais, fazedores(as) de cultura e demais profissionais da cadeia produtiva cultural, espaços, movimentos, grupos de arte e cultura, pontos culturais, coletivos, entre outros.
Cada cadastro representa um agente cultural. Ele pode ser individual ou coletivo. O agente individual é o artista, produtor e todos atores culturais autônomos (pessoas físicas) que se relacionam com as práticas culturais.
Os agentes coletivos são grupos, trupes, companhias, instituições, empresas (pessoas jurídicas) e coletivos artísticos das mais diversas linguagens.
Os espaços culturais consistem tanto em instituições formais como espaços alternativos.

Como se cadastrar?

O preenchimento do cadastro deverá ser feito on-line em tópico específico e destacado no site da SemacTur (www.semactur.piracicaba.sp.gov.br). Link para acesso ao cadastro: http://semac.piracicaba.sp.gov.br/cadastro-municipal-de-cultura/

Quais áreas de atuação o cadastro abrange?

O Cadastro abrange todas as áreas da cultura, tais como:
Culturas Populares (nos segmentos de danças / músicas / festas / literatura / folclore / artesanato / arte popular / tradições e costumes / samba / carnaval / capoeira / danças populares / cantigas de roda e outras manifestações);
Grupos Étnico Culturais (nos segmentos indígenas / afrodescendentes / ciganos / rurais / imigrantes e outras manifestações);
Patrimônio Material (nos segmentos arquitetônico / acervo museológico e/ou documental e/ou bibliográfico e/ou arquivístico e/ou videográfico e/ou fotográfico e/ou artístico e/ou arqueológico);
Patrimônio Imaterial (nos segmentos de saberes / fazeres / ofícios / celebrações / formas de expressão cênicas / plásticas / musicais, quer de indivíduos ou coletivos culturais);
Audiovisual (nos segmentos filme / fotografia / vídeo / rádio / tv);
Culturas Digitais (nos segmentos sites / mídias digitais (CDs, CD-ROM, DVDs) / mídias culturais criativas e/ou interativas/mídias móveis (aplicativos para smartfones e tablets);
Gestão Cultural (nas categorias gestor / produtor / curador / difusão cultural);
Formação Cultural (nos segmentos de mestre de saberes e ofícios / oficineiro / técnico de som / técnico de iluminação / cenógrafo / assistente de palco / luthier / figurinista);
Pensamento e Memória Cultural (nos segmentos de literatura / colecionismo / artigos culturais);
Artes Cênicas: teatro, dança, performance, circo/mímica;
Música: erudita, instrumental, popular, canto;
Artes Visuais: plásticas, gráficas, design artístico, cultura digital;
Literatura;
Arte Urbana (nos segmentos de escultura urbana / pintura mural e intervenções visuais);
Ações Transversais de Cultura (nos segmentos de hip-hop / DJ / dança / música / MC / Grafite e outras manifestações);
Assistentes Culturais (técnico de som / técnico de iluminação / cenógrafo / assistente de palco / luthier /figurinista);
Economia Criativa: (na linguagem sócio-histórico-cultural) – artesanato / moda / gastronomia / novas mídias;
Referenciação de Direitos: Manifestações Culturais com temática LGBT; Manifestações Culturais com temática Cultura Negra;
Turismo Cultural;
Outras.

Até quando é possível se cadastrar?

O cadastro estará aberto no decorrer do ano de 2020, sendo válido até dezembro de 2020 e renovado anualmente. Importante realizar o cadastro nos próximos 60 (sessenta dias), visando o possível auxílio emergencial que será destinado ao setor cultural por meio da Lei nº 14.017/2020.

O cadastro é gratuito?

Sim, totalmente gratuito.

Caso eu não consiga me cadastrar, o que devo fazer?

Caso o(a) interessado(a) tenha dificuldades de realizar a inscrição de modo on-line, poderá tirar dúvidas pelos telefones (19)3403-2600 (SemacTur), (19)3421-2289 (ComCult), (19)3436-0466 (Estação da Paulista), (19)3423-1243 (Centro Cultural Izaíra Ap. Barbosa – Zazá), (19)3411-1791 (Centro Cultural Sebastião da Silva Bueno – Nhô Serra); (19)3425-5170 (Centro Cultural Hugo Pedro Carradore), (19)3433-4930 (Pinacoteca), (19)3434-8605 (Casa do Povoador) e (19)3433-3674 (Biblioteca Municipal).
Excepcionalmente, durante o período de quarentena, e/ou enquanto perdurar a pandemia do Covid-19, para quem não possui acesso à ferramenta on-line (internet), o cadastramento poderá ser realizado em um dos locais citados neste artigo, mediante agendamento prévio, e seguindo as orientações dos órgãos de saúde e de prevenção ao Covid-19.