Home   Cultura   Agenda

O Ferreiro e a Morte

O FERREIRO E A MORTE – comédia inspirada em texto de Mercedes Rein e Jorge Curi

A peça é uma fábula cômica de origem medieval adaptada para o teatro pelos autores uruguaios Mercedes Rein e Jorge Curi.

O espetáculo possui uma comunicação direta com o público, pois, apresenta em seu enredo personagens arquétipos, figuras conhecidas da cultura popular, como São Pedro, a Miséria,Jesus Cristo, o diabo e os governantes.

A fábula narra a história do ferreiro Miséria, que após a visita de Nosso Senhor e São Pedro é agraciado com três desejos. Astuto, ele pede para sempre ganhar no jogo, para
ter uma hora a mais de vida quando a morte vier lhe buscar e para quem subir em
seu banquinho fique preso até que ele solte. Esse último desejo, que é censurado pela sua irmã Pobreza, faz com que ele prenda a Morte no seu banco. A partir daí, o céu e o inferno são envolvidos em um emaranhado de interesses antagônicos. A peça nada mais é do que um exercício de reflexão, com humor e ironia, utilizando-se de um jogo em que se confrontam a arrogância dos nobres e a astúcia dos humildes, sugerindo uma luta entre os generosos e mesquinhos. É precisamente esta luta que faz da peça uma obra clássica que permite uma leitura diferente, de acordo com a realidade que está vivendo no momento.

Direção: João Scarpa  e Ricardo Araújo

11/04 – 20h – Teatro Municipal “Erotides de Campos” (Engenho Central)

20/05 – 10h – Centro Cultural “Hugo Pedro Carradore” (Santa Terezinha) Virada Cultural Paulista