Home   Cultura   “O casamento da Baratinha” no Diversão em Cena ArcelorMittal

“O casamento da Baratinha” no Diversão em Cena ArcelorMittal

O Diversão em Cena ArcelorMittal traz a Piracicaba o espetáculo inédito “O casamento da Baratinha”. Com a história de uma baratinha que procura um marido ideal para se casar, o texto aborda a questão da identidade pessoal. Em cartaz no dia 6 de julho, às 16h, no Teatro Erotídes de Campos, com apoio da Prefeitura de Piracicaba por meio da SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A entrada é gratuita.

Na peça, a busca da identidade se torna evidente à medida que diferentes bichos, de diferentes espécies, entram em contato com a Baratinha. Várias possibilidades são apresentadas: barata com jacaré, barata com sapo, barata com carneiro, barata com macaco e barata com rato, numa metáfora para nossos próprios questionamentos e buscas. Por meio da negação, por eliminação, a Baratinha encontra alguma afirmação de si, como quando responde à Coruja, sua conselheira, que “sei o que não quero, quando vejo na minha frente”.

Outra questão também referente à identidade pessoal abordada no texto é a consequência da tentativa de ser o que não se é. Isso acontece quando um dos personagens, o Macaco, finge ser homem para poder se casar com a Baratinha. Essa condição fica explícita nas palavras da sábia Coruja, que interfere dizendo: “quem quer ser o que não é acaba não sendo nem o que já é”.

O espetáculo tem ainda música ao vivo de clássicos do universo infantil como: O Sapo não lava o pé, Quem quer casar com a senhora Baratinha, Carneirinho Carneirão, entre outras.

Considerado um dos principais projetos do gênero infantil no Brasil, o Diversão em Cena ArcelorMittal é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de São Paulo (PROAC-ICMS) e tem como objetivo contribuir para formação de público com espetáculos de qualidade. Trata-se de um projeto da ArcelorMittal, desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Ação Cultural e Educação de Piracicaba. Em uma maratona cultural, o projeto traz a Piracicaba pelo terceiro ano consecutivo, até novembro, uma programação com mais de 35 espetáculos infantis todos os domingos. A agenda completa está disponível no site www.famb.org.br. Curta nossa página no www.facebook.com/DiversaoEmCena e acompanhe as novidades.

DIVERSÃO EM CENA ARCELORMITTAL
“O casamento da baratinha”
Data: 6 de julho – Domingo
Local: Teatro Municipal Erotídes de Campos – Engenho Central