Exposição Hiléia reúne imagens da floresta amazônica no Museu Prudente de Moraes Notícias
16 de setembro de 2019

O Museu Prudente de Moraes recebe amanhã, 17/9, a mostra Hiléia, de Antonio Saggese. Composta por 35 fotografias, a exposição é resultado da confluência de dois trabalhos que miram a floresta amazônica a partir da água: Hiléia e Yg. As imagens reproduzem as reações dos expectadores perante a exuberância da natureza amazônica. A visitação pode ser feita até o dia 17 de novembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados e feriados, das 10h às 14h. Entrada gratuita.

Os registros foram feitos em viagens realizadas por Saggese entre 2014 e 2016, às matas e igarapés paraenses, onde o fotógrafo conseguiu capturar imagens que não se enquadram como ‘fotografia de natureza’, nem tampouco como documentação ou denúncia. “Nas imagens, não se contemplam as convenções da fotografia naturalista ou da pintura de paisagem, tais como linha do horizonte, pontos de fuga, foco de luz, perspectiva aérea ou atmosférica; a composição se constrói pela justaposição de elementos heterogêneos”, explica.

As fotografias foram tiradas pelo autor por meio de câmeras digitais de alta sensibilidade, modificadas para captar o infravermelho, com lentes de grande luminosidade e com sensores que alteram a profundidade na expectativa de que essa intervenção técnica crie novas possibilidades artísticas, impossíveis com a tecnologia analógica.

A mostra selecionada pelo Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari é realizada em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Foi vencedora na categoria Ensaio Impresso de 2017 do Prêmio Brasil de Fotografia.

Sobre Antonio Saggese

Antonio Saggese, nascido em São Paulo, em 1950. Graduado Arquiteto pela FAU-USPsp, Mestre e Doutor em Filosofia (Estética) pela Fflch-Usp. dedica-se à fotografia desde 1969 e torna-se rapidamente profissional. Bolsista do governo italiano, vive em Milão entre 1983/84 fazendo estágios em estúdios de fotografia de móveis e design, além de cursos de aperfeicionamento. Docente no bacharelado em fotografia e na pós-graduação em fotografia do Senac, pós-graduação em fotografia da FAAP, professor convidado na ECA-USP, atualmente, realiza trabalhos em fotografia nas áreas de arquitetura, design e documentação de obras de arte, bem como perfis de empresas e relatórios anuais. Seus trabalhos foram expostos no MASP, MIS-SP, MAM-SP, Pinacoteca do Eestado, Instituto Tomie Ohtake,Sesc Pompéia, Bienal de SP, Bienal dos 500 anos, MAM-RJ, Funarte-RJ, Galeria Tempo e individuais na Galeria Diaframma e Ken Dammy em Milão.

Participou da Bienal de Havana, 1996, além do Primeiro Arte-cidade, bem como da primeira seleção da coleção Pirelli Masp. Tem suas imagens na coleção do MASP, MAM-SP, MAM RJ, MIS-SP, Museu da Fotografia de Curitiba, coleção Joaquim Paiva, além de coleções particulares. Bolsa vitae em 1992, Marc Ferrez em 1986, 1996 e 2014. Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, melhor exposição de fotografia 1988. Prêmio na I Quadrienal de Fotografia do MAM-SP. Seu trabalho pode ser visto on line no arquivo multimeios do Itaú, no site www.saggese.art.br. Livros “Antonio Saggese” , da editora Cosak Naif e “Pittoresco” pela Edusp. DVD “Noir, a noite na metrópole”, Funarte, 2015.

Serviço – Exposição Hiléia – Fotografias de Antonio Saggese. No Museu Prudente de Moraes. De 17 de setembro a 17 de novembro. Visitação: terça a sexta, das 9h às 17h; sábados e feriados, das 10h às 14h. Entada gratuita. Informações: (19) 3422-3069.

Tags: amazonicaexposiçãoflorestahileiaMuseu

Voltar