Home   Sobre

Sobre

Instituição pública do município de Piracicaba, a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra foi construída em 1968 com a finalidade de desenvolver múltiplas atividades relacionadas às artes visuais, como exposições, workshops, oficinas e afins. Como uma de suas principais funções regimentais, a Pinacoteca abriga, mantém e conserva o Acervo Artístico Municipal, composto por mais de 500 obras de respeitável valor artístico.

Miguel Dutra

O espaço leva o nome de seu patrono – Miguel Archanjo Benício D’Assumpção Dutra, artista de notável talento envolvido com pintura, escultura, arquitetura e música. Sua contribuição para a história artística da cidade iniciou uma verdadeira escola dentro do estilo realista. É considerado o criador local da pintura em cavalete – o primeiro pintor que aqui se instalou ao ar livre, para transpor para a tela impressões da paisagem local e do cotidiano de seus habitantes. Sua arte se prolongou pelas gerações seguintes, sendo sucedido nas artes pelo seu filho Joaquim Miguel Dutra, o grande pintor da Rua do Porto, e posteriormente seus netos Alípio, João e Archimedes, todos perpetuando na tela e no papel a época em que viveram.

Eventos Expressivos

A programação anual da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” estão os dois eventos oficiais das artes plásticas piracicabanas, o “Salão de Belas Artes” e “Salão de Arte Contemporânea”, de onde são dados os prêmios aquisitivos para a formação do Acervo Artístico Municipal. Em sua programação há ainda a “Mostra Almeida Junior”, promovida pela Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos, além de exposições individuais e coletivas de artistas convidados pela Secretaria da Ação Cultural, através da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” e seu Conselho Técnico e Consultivo.

SALÃO DE BELAS ARTES

Poucas cidades do Estado de São Paulo e mesmo do Brasil têm uma predisposição tão grande para as artes plásticas como Piracicaba. Desde 1952, a cidade realiza o Salão de Belas Artes.

Tudo isso só é possível graças ao investimento da Prefeitura em cultura, bem como do apoio e do patrocínio dos empresários de Piracicaba, que sempre contribuíram para o desenvolvimento cultural e social da cidade.

O Salão de Belas Artes representa a possibilidade real e democrática de o artista exibir seu trabalho e até mesmo ser premiado por ele. Isso não é pouco. Para um jovem artista, a simples seleção para um salão como o Belas Artes já representa um grande passo em sua carreira.

Além disso, os trabalhos selecionados e apresentados no Salão são escolhidos por Comissões de Seleção e Premiação de alto gabarito, que primam pelo respeito às manifestações artísticas figurativo-realistas, reunindo trabalhos de todo o país e oferecendo ao público uma mostra de excelente nível.

A trajetória do Salão de Belas Artes evidencia a importância do incentivo aos artistas nacionais e, principalmente, valoriza a memória de Piracicaba como município com movimentação ativa no mundo das artes.

ARTE CONTEMPORÂNEA

O Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (SAC) tem como objetivo a reflexão sobre o momento artístico e é promovido pela Prefeitura do Município de Piracicaba através da Secretaria da Ação Cultural e da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”.

O primeiro salão de arte contemporânea de Piracicaba foi realizado de 13 a 27 de agosto de 1967 no CALQ (Centro Acadêmico Luiz de Queiroz). Era um incentivo à arte junto à classe estudantil. A amostra principal ficou restrita a artistas consagrados, que haviam participado do Salão Paulista de Arte Moderna e de bienais pelo mundo afora. A exposição contou com 198 obras, de 60 artistas selecionados.

ARTE / EDUCAÇÃO

A Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”, por meio de convênio firmado pela Prefeitura Municipal de Piracicaba com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE, promove a realização de visitas orientadas, às exposições, de alunos da Rede Estadual de Ensino.

Essas visitas acontecem como parte do Programa “Cultura é Currículo”, projeto “Lugares de Aprender: A Escola Sai da Escola”, concebido pela equipe técnica da Gerência de Educação e Cultura, da Diretoria de Projetos Especiais da FDE, destinado aos educandos da Rede Estadual de Ensino. As visitas acontecem às terças e quintas feiras, às 10h00 e às 15h00, e contam com aproximadamente 40 alunos por visita.

MISP

O MISP – Museu da Imagem e do Som de Piracicaba – ainda se encontra em fase de concepção, estudos e projetos, desenvolvidos como parte integrante das atividades da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”.

 

Funções e atividades: Instituição cultural que abriga o acervo municipal, salões oficiais de belas artes e arte contemporânea, exposições com monitoramento, cursos de história da arte e pintura, palestras, oficinas e workshops.

Endereço: Rua Moraes Barros, 233

Telefone: (19) 3433-4930