Home   Cultura   Venha visitar o Engenho Central

Venha visitar o Engenho Central

O Engenho Central compõe hoje um dos mais belos cenários arquitetônicos da cidade, da região, do Estado de São Paulo e do Brasil a inspirar poetas, artistas, arquitetos, jornalistas, pesquisadores científicos, turistas e amantes da história e da cultura popular.
Está situado à margem direita do rio Piracicaba, com seu conjunto de imponentes edificações datadas do século 19 e 20 que um dia abrigaram moendas, caldeiras e armazéns para a produção e armazenamento de açúcar e álcool.
O Engenho Central compõe o sítio histórico mais significativo da evolução urbana de Piracicaba e por isso o CODEPAC – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba abriu processo de tombamento do complexo em 16 de julho de 1982. O Engenho Central foi tombado como patrimônio histórico, cultural e ambiental de Piracicaba pelo Decreto n.º 5036 assinado no dia 11 de agosto de 1989.
O Auto de Emissão de posse foi assinado no dia 10 de novembro de 1989, ficando o patrimônio disponível para a ocupação e uso. Com uma área livre de 75.865 m2 e 17.865m2 de área construída o Engenho Central é o maior conjunto arquitetônico em alvenaria do Brasil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*