Orquestra Educacional de Piracicaba – OEP Música

Criada em 2015, visa oferecer acesso e oportunidade às pessoas para o desenvolvimento e aprimoramento técnico, musical e pessoal, da percepção coletiva, espaço para troca de experiências, trabalho em equipe, socialização e integração das diferentes faixas etárias e classes sociais. Está acessível a todas as pessoas a partir de 10 anos de idade. O repertório é predominantemente da música erudita, mas abrange outros estilos, como: música popular brasileira, pop-rock, jazz e trilha sonora.

O diferencial da OEP é a proposta pedagógica e metodológica que permite a inclusão de pessoas independentemente do nível de habilidade técnica no instrumento e dos conhecimentos musicais, promovendo meios para o aprimoramento técnico contínuo do instrumento e do fazer musical, através dos níveis progressivos de conhecimento e habilidade dentro de cada naipe.

A OEP se baseia em 3 pilares importantes:

1º – Educacional = por se tratar de um grupo que acolhe pessoas independentemente de seu nível técnico ou de conhecimento musical, promovendo meios para um constante aprimoramento;

2º – Social = oferece oportunidade as pessoas, principalmente àquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, oferecendo perspectiva de empregabilidade e oportunidades. Também permite a inclusão de todas as pessoas com suas diferenças, seja na faixa etária, classe social, credos, orientações, raças, etc; e

3º – Cultural = através dos concertos e apresentações a orquestra permite acesso gratuito aos bens culturais disponíveis, além de informar sobre o repertório e seus compositores.

É composta por quase 80 integrantes de todas as famílias de instrumentos, buscando consolidar seu trabalho por meio de projetos e parcerias para a perenidade e sustentabilidade. Promove acesso ao aprimoramento de competências e habilidades, formação de público e oportunidade de empregabilidade, tendo a educação e a música como ferramentas para a transformação social e cultural.

Galeria de Imagens

Voltar