1º Festival de Música Raiz de Piracicaba reúne artistas de 12 cidades em três dias de apresentações Notícias
18 de novembro de 2019

Os artistas que participarão do 1º Festival de Música Raiz de Piracicaba, entre os dias 22 e 24 de novembro, já foram escolhidos. O evento reunirá 20 músicos individuais, duplas, trios ou grupos de 12 diferentes cidades: Porto Ferreira, Pirassununga, Jaú, Rio Claro, São Manuel, Tietê, Paulínia, Porto Ferreira, Casa Branca, Monteiro Lobato, Ilhéus e Piracicaba. As apresentações acontecem no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, sempre às 20h. A realização é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Ação Cultural e Turismo (Semactur), com organização da W Cultural, vencedora da licitação. A entrada é gratuita.

Os participantes foram escolhidos pela Comissão de Seleção do evento, formada por André Boaretto, Edenilson José Messias e Marcelo Rocha. Os critérios observados foram: originalidade, criatividade, melodia, arranjo e harmonia. A Comissão de Organização reúne Rosângela Camolese, Jorge dos Santos, Ivan Bueno, Luciana Paula e Rodrigo Alves.

Serão duas eliminatórias (nos dias 22 e 23, sexta e sábado), em que serão selecionadas dez canções que se classificarão para a grande final, no domingo (24). O primeiro lugar receberá prêmio de R$ 7 mil. O segundo colocado ganhará R$ 5 mil e o terceiro R$ 3 mil. Além disso, os 10 dez participantes da etapa final do Festival receberão o Troféu Craveiro & Cravinho. Todos os vinte classificados receberão da SemacTur um certificado de participação no festival.

O Festival ainda terá, em dias distintos, participações de Toninho da Viola, Craveiro e Cravinho e Ferretti Jr. “Piracicaba réune tradições de grande riqueza estética e cultural. Entre elas, está a música sertaneja raiz, presente no imaginário e na vida de muitas gerações. O festival tem como objetivo resgatar essa rica tradição que vem influenciando outras linguagens consolidadas perante o público nos dias de hoje”, afirma Rosângela Camolese, secretária municipal da Ação Cultural e Turismo (Semactur).

1º Festival de Música Raiz de Piracicaba

Dia 22/11

Fernando Henrique e Gabrielly – (Porto Ferreira)

Música: Velha Porteira

Autor: Hélio Alves e Ziltinho

Kleber e Rafael – (Pirassununga)

Música: Palhoça / Padre Donizetti

Autor: Kleber Dela Libera

Célio & Leandro – (Jaú)

Música: Visita Divina

Autor: Thiago Viola

Biahh Cavalcante – (Rio Claro)

Música: Coração Chora

Autor: Bianca Cavalcante

Paloma e Alessandro – (Piracicaba)

Música: Sou Piracicabano

Autor: Donizete Santos

Francisco e Fernando – (Rio Claro)

Música: Museu da Minha Vida

Autor: Junior Hartung

Augusto César e Gustavo – (São Manuel)

Música: Aroma da Saudade

Autor: Augusto César e Gustavo Santomauro

Alexandre Dalceno – (Piracicaba)

Música: Ritualize

Autor: Nilton César Arthur

Banda Viola de Todos Encantos – (Rio Claro)

Música: Assim Sou Eu Sertanejo de Coração

Autor: José Hartung Júnior e Rodrigo Sperandio

Claudemir & Moises – (Piracicaba)

Música: Almoço na Roça

Autor: Mauro Bombo / Antônio Moises Giacomini / Claudemir Cesar de Oliveira

Dia 23/11

Djalma Martins – (Piracicaba)

Música: Violeiro do Passado

Autor: Tião Carreiro

Pedro Massa e Fábio Tomazela – (Tietê)

Música: O Rio Tietê

Autor: Pedro H. Macerani (Pedro Massa)

Brenda Violeira do Pantanal – (Paulínia)

Música: Canarinho do Peito Amarelo

Autor: Miltinho Rodrigues / Tomas Mendes

Tião Gonçalo e Ricardinho – (Porto Ferreira)

Música: Caboclo Lavrador

Autor: Cido Martins

Sérgio Di Ramos – (Ilhéus)

Música: Na Caatinga Sertaneja

Autor: Sérgio Di Ramos

Trio Alegria Caipira – (Piracicaba)

Música: Prêmio do Boi Carreiro

Autor: Renan Alegre de Almeida

Otiniel Aleixo (Legal) e Augusto Neto – (Piracicaba)

Música: Absinto

Autor: Augusto Assis Cruz Neto (Augusto Neto) / Otiniel Aleixo (Legal) / José Maria Luvizotto Jr. (Ju Luvizotto)

José Júnior e Gabriel – (Monteiro Lobato)

Música: Cachorro Ladrão

Autor: João Miranda e Carlos Lima

Nilmar Jr. E Netinho – (Piracicaba)

Música: Recordo Hoje Com Saudade

Autor: Netinho

Tião Gonçalo e Ricardinho – (Porto Ferreira)

Música: Herança de Carreiro

Autor: Tião do Vale

SERVIÇO – 1º Festival de Música Raiz de Piracicaba. De 22 a 24 de novembro. Horário: 20h. No Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Entada gratuita. Informações: (19) 3434-2168.

Tags: festivalMúsica RaizTeatro