Projeto cultural resgata as tradições afro-brasileiras em escolas do município Notícias
28 de agosto de 2019

A Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa realizam entre os meses de setembro e dezembro, o projeto Cultura Afro-brasileira nas escolas. A iniciativa consiste em levar à cinco escolas, oficinas e apresentações de capoeira, dança-afro e ritmos musicais afro-brasileiros como forma de valorização, disseminação e preservação da cultura negra. Além de mostrar e promover experiências diferentes aos alunos, o projeto visa apresentar possibilidades de atividade profissional e incentivo à multiplicação da arte.
As escolas contempladas serão: EE Prof. Adolpho Cardoso – Cecap, Escola APAF – Jd. Caxambu, Prof. Francisco Mariano – N. Horizonte, EE Pedro Mello –Tupi e EE Prof. Eduir – Jd. Alvorada.
A programação prevista para cada escola concentra-se em um encontro por semana de capoeira e música, com o mestre de capoeira e músico, Marcos Vinícius Farias. Além disso, haverá também, vivência de danças afro e um encontro com a sambista e musicista, Elaine Teotonio aos sábados, onde os alunos poderão construir instrumentos musicais utilizando de materiais reutilizáveis.
O projeto trabalhará com as danças maculelê, dança guerreira, puxada de rede e samba de roda abordando os ritmos do samba, samba-reggae, maracatu, exá, coco, baião e funk.
No último mês, o programa de atividades será encerrado com a apresentação dos resultados das oficinais. Todos os interessados poderão participar da apresentação realizada nas instituições de ensino e acompanhar a evolução dessa iniciativa pelas redes sociais do Mestre Marquinhos, Elaine Teotonio e pela página dos projetos paralelos do casal: AfroEcologia e Afropira.

Tags: afro-brasileiracapoeiramusicaprojeto