Engenho Central Pontos Turísticos

O antigo Engenho de Açúcar foi fundado em 19 de janeiro de 1881 pelo Barão de Rezende, na margem direita do Rio Piracicaba e foi um dos mais importantes produtores de açúcar a álcool até 1950, quando houve uma queda na produção, devido a falta de mão-de-obra especializada, dificuldade de manutenção das máquinas e a concorrência com países latino-americanos. Vendido em 1889 para três franceses Durocher, Doré e Maurice Allain, passou a chamar Societé de Sucrerie Brèsilliennes e a produzir cerca de cem mil sacas de açúcar e três milhões de litros de álcool por ano. Desativada em 1974, o Engenho Central é reconhecido atualmente como patrimônio histórico da cidade, sendo tombado pelo CODEPAC em 1989.

Hoje sedia eventos como a “Paixão de Cristo”, o Salão Internacional de Humor, a Festa das Nações e abriga o Teatro Municipal Erotídes de Campos e a Secretária Municipal da Ação Cultural (Semac). (Fonte: DPH).

Avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central
semac@piracicaba.sp.gov.br
Horário de Funcionamento
Funcionamento: segunda  a sexta das 06h às 20h, sábados domingos e feriados das 06h às 18h