Alfabeto Fonético

O Alfabeto fonético da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é o alfabeto de soletração mais utilizado no mundo. Ao invés disso, o alfabeto da OTAN define palavras-chave para letras do alfabeto inglês por meio de um princípio acrofônico (Alfa para A, Bravo para B, etc.) para que combinações críticas de letras (e números) possam ser pronunciadas e entendidas por aqueles que transmitem e recebem mensagens de voz por rádio ou telefone independente de seu idioma nativo, especialmente quando a segurança de navegação ou de indivíduos é essencial.

Apesar de o alfabeto fonético ter sido criado, aperfeiçoado e muito usado pelas organizações militares, a sua recente popularização tem feito com que muitas pessoas o utilizem em suas mais diversas áreas de atuação.

 Alfabeto de Soletração no Turismo

 No caso do alfabeto fonético turismo, ele pode receber algumas pequenas mudanças, pois, como ele é baseado no alfabeto fonético mundial, onde suas palavras são em inglês, é comum que se “aportuguese” ou simplifique alguns dos termos utilizados. De qualquer forma, a sua lógica é a mesma, ou seja, cada palavra corresponde a uma letra do alfabeto, assim, na hora de transmitir uma informação, são usadas as palavras do alfabeto para passar a mensagem. O mesmo acontece com os números de zero a nove, que também recebem palavras para referenciá-los.

Voltar